Como surgiu o "Barber Pole" (ou Poste de Barbeiro)?
![]() |
Barber Pole (Poste de Barbeiro).
Imagem Ilustrativa.
Extraída da internet.
|
Atualmente, as barbearias dos mais variados estilos (especialmente as mais voltadas ao estilo clássico), São facilmente identificadas em qualquer lugar do planeta, especialmente quando sinalizadas com um poste giratório, listrado de três cores: vermelho, azul e branco. E que fica geralmente na fachada das barbearias de forma bem visível sinalizando o local. São os chamados Barber Pole (ou Poste de Barbeiro). Mas; como surgiu este poste? Ele sempre foi assim? Como se popularizou e por quê? Tire suas dúvidas agora, no post que segue logo abaixo!
A história deste cilindro giratório, iniciou-se na idade média, com os barbeiros-cirurgiões quando os barbeiros não preocupavam-se somente com a barba, cabelo, bigode e demais procedimentos estéticos, mas lidavam também com pequenos procedimentos cirúrgicos como sangrias pequenas, retirar unhas encravadas ou realizar algumas intervenções odontológicas (como extração de dentes).
As primeiras barbearias tem registro desde a Grécia Antiga, mas o tal "Poste" começou a ser mais utilizado por volta do ano 1.200 d.C., já que nesta época era bem comum indicar estabelecimentos comerciais com desenhos e símbolos, já que a maioria da população era analfabeta.
![]() |
Barber Pole vermelho e branco. Imagem ilustrativa. Extraída da internet. |
Nas suas primeiras versões, ele já tinha o formato de um poste, porém, apenas as cores vermelha e branca.
Existe uma história de que, quando terminavam de fazer uma cirurgia, os Barbeiros-Cirurgiões penduravam as bandagens ensanguentadas nos postes na fachada, para que todos soubessem que ali se realizavam tais procedimentos cirúrgicos. O vento ainda, fazia com que essas bandagens girassem, como nos "Barber Pole" que temos hoje em dia.
Outra história também, é a de que, a cor vermelha representa o sangue arterial, o azul o sangue venoso, e o branco, a bandagem. E que, quando o pilar tinha apenas as cores azul e branca, indicava que o Barbeiro não executava a função de Cirurgião.
Porém, a versão mais aceita, é a de que; o vermelho pode significar o sangue dos procedimentos cirúrgicos; o branco pode representar as ataduras, panos, bandagens, ou as próprias roupas usadas por estes profissionais (a cor das roupas no caso); e o azul dizem que foi adicionado em tempos posteriores. Na Inglaterra durante a Idade Média, quando foi proibida a função de Cirurgião ser executada por Barbeiros, passou-se a usar como símbolo nas fachadas das barbearias, o poste com as cores azul e branco, enquanto no dos dentistas, por um tempo permaneceu o vermelho e branco.
E não tenha assim, uma simbologia muito forte, e que a cor teria sido escolhida apenas, para remeter às cores da bandeira dos Estados Unidos (que é onde mais se utiliza o "Barber Pole" e onde é mais comum de vê-los).
Atualmente, o "Barber Pole" ganhou um significado associado ao Old School (Velha Escola, ou Velha Guarda), e uma referência à barbearia.
Uma curiosidade interessante, é que o maior "Barber Pole" do mundo, fica em Forest Groove, no Estado Norte americano de Óregon, e é este da imagem abaixo:
![]() |
São 22 metros de altura. E este foi colocado lá como uma forma de homenagear os Barbeiros daquela região. Imagem ilustrativa. Fonte: https://losurbanosbarbearia.com/?p=2282 |
Porém, em alguns lugares da Ásia, este tipo de poste pode indicar que no estabelecimento em questão, funciona um bordel.
O fato é, que não existe cor mais correta, e nem melhor para o "Barber Pole", isso não tem nada haver. Entende? Hoje em dia pelo menos, não. Vai muito de acordo com o gosto de cada um e com o estilo de Barbearia que se deseja ter, ou à impressão que deseja passar,a ideia, o clima que deseja transmitir.
Nas cores vermelho, azul, e branco, pode ter certeza que estes tipos de estabelecimento irão ser mais facilmente reconhecidos, por estas cores nestes postes, serem as mais populares, e remeterem conforme já foi dito, a uma atmosfera mais Old School de Barbearia, a um conceito mais Vintage, mais antigo.
O que não impede também de utilizar apenas as cores vermelho e branco, ou azul e branco apenas. Ou então de usar as cores preto e branco, preto e dourado, ou verde e branco por exemplo. Ou então as cores verde e amarelo. Ou verde, amarelo e branco. Ou verde, amarelo e azul. Deixando assim, o "Barber Pole" das cores de nossa badeira nacional. Por que não? O que vale aqui é a criatividade.
E independente de qualquer cor, sabemos que este é um símbolo praticamente universal da barbearia, e isso traz para nós, profissionais da mesma, muita responsabilidade, devido à honra de ter tal ofício!
E caso queira ter um tratamento vip e cuidar da sua aparência, não perca mais tempo e venha já dar um trato no visual aqui comigo! To te esperando, forte abraço!
Comentários
Postar um comentário